A multiforme sabedoria de Deus

Efésios 3.10 

Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades no céu, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nEle.

 A carta do Apóstolo Paulo a igreja de Éfeso, aos Efésios, tem como tema principal um mistério, agora revelado, mistério esse que, judeus e gentios se uniriam em um só corpo e seriam participantes da promessa de Cristo pelo evangelho. (3.1-12).

  Efésios está dividida em duas partes, sendo assim: primeira metade e segunda metade. Observando a primeira metade dessa epístola, percebemos a revelação da nossa posição espiritual, que é em Cristo, enquanto  a segunda é dedicada à vida cristã na prática. Cinco vezes a palavra "riquezas" aparece em conexão com o nosso desfrute das bençãos espirituais de Cristo e a antecipação de um futuro glorioso ( 1.7,18; 2.7; 3.8,16 ). Embora Paulo afirme que todo cristão é abençoado" com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo"(1.3), o capítulo-chave em Efésios é o número 6, onde a intensa guerra espiritual ainda é uma realidade diária para todo crente. Entretanto, o crente revestido de toda a armadura de Deus é capaz de resistir aos ataques de Satanás (6.11-18)

  Paulo quando faz referência a multiforme sabedoria de Deus, sabedoria essa que deve ser conhecida dos príncipes e dos poderosos no céu; revela que a sabedoria tem múltiplas formas, ou seja, ela se manifesta de várias maneiras, além disso, entendemos que aqui é revelada a plenitude do propósito de Deus para a humanidade. Paulo ficou maravilhado quando recebeu a dispensação da graça de Deus, e agora declara que o mistério lhe foi manifesto por revelação do Espírito Santo de Deus. Gentios co-herdeiros com judeus e participantes das promessa em Cristo através do evangelho.

  Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da riqueza e da ciência (Colossenses 2.2,3), sabendo disso, sei exatamente onde é a fonte da ciência e do saber; Cristo é a fonte do conhecimento de Deus, pois foi através dEle que Deus se aproximou dos homens, foi através dEle que Deus se deixou conhecer. 

  O Deus que se revelou a Jó, se manifestou como aquele que detém o conhecimento, que sabe a origem de tudo, pois foi Ele mesmo quem criou as coisas animadas e inanimadas. Livro de Jó capitulo 38-41, Deus respondeu a Jó de um redemoinho, revela que,  Jó estava escurecendo o conselho com palavras sem conhecimento, ou seja Jó falou coisas que nem ele mesmo tinha entendimento, isso mesmo, no capitulo 42.3 Jó confessa que ele falou do que não entendia; coisa que, para ele era inescrutáveis. Quando no capitulo 38 fica claro que Jó se precipitou com as palavras, Deus ensina uma ciência ainda mais alta a Jó, Deus revela feitos que só foram possíveis por causa da sua multiforme sabedoria.

  Onde se estavas Tu, quando eu fundava a terra?, ou seja, onde você estava no princípio da criação?, Quem mediu a terra, estendendo sobre ela o cordel?; Sobre o que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?. Deus revela a Jó sua sabedoria criadora, na sequência, Deus revela a sabedoria dominadora; quando pergunta: Onde está o caminho onde mora a luz?; Mantenedora, quando indaga: Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva, que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?; Cuidadora, quando pergunta: Quem despediu livre o jumento montês, quem soltou as prisões ao jumento bravo?; Distribuidora, quando pergunta: Onde está o caminho em que se reparte a luz, e se espalha o vento oriental sobre a terra?; E por fim provedora, quando Ele diz: Quem prepara aos corvos o seu alimento quando seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer?

 Por fim, entendemos que Deus é sábio do começo ao fim e que tudo que Deus fez e faz é perfeito, e, como diz o sábio Salomão: Deus fez o homem perfeito, mas ele se meteu em muitas complicações.

  Efésios está dividida em duas partes, sendo assim: primeira metade e segunda metade.Observando a primeira metade dessa epístola, percebemos a revelação da nossa posição espiritual, que é em Cristo, enquanto  a segunda é dedicada à vida cristã na prática. Cinco vezes a palavra "riquezas" aparece em conexão com o nosso desfrute das bençãos espirituais de Cristo e antecipação de um futuro de glorioso ( 1.7,18; 2.7; 3.8,16 ). Embora Paulo afirme que todo cristão é abençoado "com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo"(1.3),o capítulo-chave em Efésios é o número 6, onde a intensa guerra espiritual ainda é uma realidade diária para todo crente. Entretanto, o crente revestido de toda a armadura de Deus é capaz de resistir aos ataques de Satanás (6.11-18).

  Quando Paulo faz referência a multiforme sabedoria de Deus, declara também que ela deve ser conhecida dos príncipes e dos poderosos no céu, revela que a sabedoria tem múltiplas formas, ou seja, ela se revela de várias maneiras, além disso, entendemos que aqui se manifesta a plenitude do propósito de Deus para a humanidade. Paulo ficou maravilhado quando recebeu a dispensação da graça de Deus, e agora declara que o mistério lhe foi manifesto por revelação do Espírito Santo de Deus. Gentios co-herdeiros com judeus e participantes da promessa em Cristo através do evangelho. Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da riqueza e da ciência (Colossenses 2.2,3), sabendo disso, sei exatamente onde é a fonte da ciência e do saber; Cristo é a fonte do conhecimento de Deus, pois foi através dEle que Deus se aproximou dos homens, foi através dEle que Deus se deixou conhecer.

 O Deus que se revelou a Jó, se manifestou como aquele que detém o conhecimento, que sabe a origem de tudo, pois foi Ele mesmo quem criou as coisas animadas e inanimadas. Livro de Jó capítulo 38-41, Deus respondeu a Jó de um redemoinho, revela que,  Jó estava escurecendo o conselho com palavras sem conhecimento, ou seja Jó falou coisas que nem ele mesmo tinha entendimento, isso mesmo, no capítulo 42.3 Jó confessa que ele falou do que não entendia; coisa que, para ele era inescrutáveis. Quando no capítulo 38 fica claro que Jó se precipitou ao falar de coisas que não entendia, Deus ensina uma ciência ainda mais alta a Jó, revela feitos que só foram possíveis por causa da sua multiforme sabedoria.

  Onde se estavas Tu, quando eu fundava a terra?, ou seja, onde você estava no princípio da criação?, Quem mediu a terra, estendendo sobre ela o cordel?; Sobre o que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?. Deus revela a Jó sua sabedoria criadora, na sequência, Deus revela a sabedoria dominadora; quando pergunta: Onde está o caminho onde mora a luz?; Mantenedora, quando indaga: Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva, que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?; Cuidadora, quando pergunta: Quem despediu livre o jumento montês, quem soltou as prisões ao jumento bravo?; Distribuidora, quando pergunta: Onde está o caminho em que se reparte a luz, e se espalha o vento oriental sobre a terra?; E por fim provedora, quando Ele diz: Quem prepara aos corvos o seu alimento quando seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer?. 

  Por fim, entendemos que Deus é sábio do começo ao fim e que tudo que Deus fez e faz é perfeito, e, como diz o sábio Salomão: Deus fez o homem perfeito, mas ele se meteu em muitas complicações.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Existência de Deus

Exemplos do deserto

No princípio era a Palavra

O primeiro orgulhoso da história

Não há limites para se fazer livros!

Relativismo moral

Não toque neste povo

Como a chuva